Etimologicamente podemos dizer que significa "Estudo ou Observância das Leis do Estômago". Atualmente defini-se como ciência que engloba a culinária, as bebidas, os materiais, os serviços utilizados na alimentação. Ela estuda todos os aspectos culturais a ela envolvidos, busca refinar, sofisticar as formas de alimentação preocupando-se com a apresentação, harmonização e as novas tendências.
Em postagens futuras irei dar a definição de outros termos que usamos muito no nosso dia-a-dia, como a palavrinha culinária, por exemplo.
Agora do meu ponto de vista, gastronomia é algo bem mais profundo do que a definição própria da palavra. Hoje para ser um Chefe de Cozinha de verdade, você não pode limitar-se a apenas cozinhar bem. Cozinheiros bons existem aos montes. Mas um chefe vai além disso, ele precisa estar antenado às novas tendências gastrônomicas, precisa entender de gerenciamento de pessoal, marketing, contabilidade, precisa de certa forma ser um líder e principalmente, saber liderar. Por essas e outras, que eu mesmo ainda não me considero um Chefe de Cozinha, mas estou caminhando para isso.
E além de tudo isso, não posso esquecer de citar que a criatividade seja ela para criar receitas novas, decorar ou lidar com qualquer outro tipo de problema é crucial. Por isso que defino Gastronomia como uma mistura de ciência e arte, nos levando com isso a um campo enorme de possibilidades de trabalho na área, seja com comida mesmo, bebidas, etc. | |
O prato da foto desta postagem foi criado por mim, é uma "canoa" de mandioca recheada com bobó de camarão, puxadinho na pimenta. Decorados com tomates cereja, aspargos, salsa e molho de mostarda dijon e mel.
Abraços e obrigado por visitar meu blog, aguardo comentários.
0 comentários:
Postar um comentário