quinta-feira, 30 de julho de 2015
Rosquinhas de Pinga
Quem aqui nunca comeu na casa da vó uma dessas? É quase impossível que a resposta seja não, as vovós se orgulham de fazer essas rosquinhas e cá para nós, são uma delicia mesmo, não são?
E é verdade que vai pinga na massa, é ela que deixa a massa sequinha e crocante, o cheiro que fica quando estamos preparando é coisa de louco !! :D
E vamos lá, essa entretanto requer um pouquinho mais de paciência, separe umas horinhas do seu final de semana que valerá a pena e receberá muitos elogios naquele cafezinho da tarde! ;)
Vamos lá:
Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar
- 50g de manteiga.
- 1/4 xícara de chá de óleo.
- 1/2 xícara de pinga ou cachaça.
- 1/2 xícara de leite.
- 1 colher de sopa de fermento químico (Pó Royal).
- Farinha, aproximadamente 500g.
Modo de Fazer:
- Misture a manteiga com o açúcar, use um garfo para amassar e dissolver mais rápido a manteiga.
- Adicione os outros ingredientes e misture tudo muito bem, sove até a massa ficar homogênea.
- Com ajuda de um cilindro de massas, passe a massa aos poucos pelo cilindro, e abra tiras longas com meio centímetro de espessura, lembre-se que tem fermento então ela cresce um pouquinho.
- Leve ao forno médio por 20 a 40 minutos, sempre de olho pois elas assam rapidamente. Retire e sirva.
Dicas:
- Elas ficam ainda melhores depois de uns dois dias, pois estarão bem sequinhas.
- Você pode passar elas depois de assadas rapidamente na pinga e em açúcar de confeitar.
Marcadores:
Acompanhamentos,
Lanches,
Massas
Broas de Fubá
Trago hoje para o blog uma receita clássica, gostosa e de certa forma bem fácil de fazer, as famosinhas broas de fubá.
Não tem muito segredo, mas uma rápida pesquisada e você irá encontrar receitas de todos os jeitos, desde as tradicionais até as que levam, por exemplo, leite condensado na massa.
Essa de hoje é a tradicional, que deixa o cheirinho de fubá e erva-doce tomar conta da cozinha, sem enrolação, vamos a receita!
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de fubá mimoso.
- 1 xícara de chá de farinha de trigo.
- 2 ovos médios.
- 100g de manteiga.
- 2 colheres de chá de erva-doce.
- 2 colheres de chá de fermento químico (Pó Royal).
- 1 colher de chá de sal.
- 5 colheres de sopa de açúcar.
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado bem fino ou aqueles de pacotinho.
- 1 gema para pincelar.
Modo de Fazer
- Corte a manteiga em pedaços para facilitar o trabalho com a massa, coloque o açúcar e com auxílio de um garfo amasse a manteiga, até ficar quase o ponto de uma farinha de manteiga com o açúcar.
- Adicione todos os outros ingredientes, continue mexendo ainda com o garfo para que não grude tudo nas mãos. Quando conseguir, sem frescura, mão na massa!!! Você pode enfarinhar as suas mãos constantemente para que não grude, mas sem exageros heim! Amasse bem até ficar uma massa bem lisinha e úmida mesmo.
- Agora molde ao seu gosto, essas que eu fiz, foram maiores que as que normalmente encontramos em mercados e padarias, mas se quiser, faça bolinhas menores, amasse um pouco formando um disco nem muito fino e nem muito grosso pois ela cresce quando estiver assando.
- Pincele a gema e leve ao forno médio por 40 a 50 minutos ou até que estejam douradas.
Bom apetite! :D
Dicas:
- Coloque um cubinho de goiabada em cima de cada broa quando levar ao forno.
- Sirva com café! :D
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Empadas: Massa Podre
Olá pessoal, trago hoje a famosa e tão discutida massa de empada, na verdade essa aqui é a massa podre. Hoje encontramos massas das mais variadas formas e não se iludam, a maioria delas não é de massa podre 100%, isso encarece o valor do produto final e sempre colocam algo mais na massa pra render e ficar mais barato e isso também não significa que fique ruim, pelo contrário, algumas são de fato deliciosas.
A verdadeira massa podre, leva farinha, manteiga e gemas, nada mais. Não, ela você não vai conseguir abrir com um rolo de massas ou algo assim, fazer empadas de massa podre mesmo, dá trabalho sim e requer paciência, entretanto vai por mim, vocês não vão se arrepender.
Então vamos lá!
Ingredientes:
Para a massa:
- 400g de farinha
- 200g de manteiga (não margarina)
- 2 gemas
- 1 pitada de sal.
- 2 colheres de sopa de água.
Recheio: Sugestão - Palmito
- 1 vidro de palmito
- 100g de alho poró picadinho.
- 1 cebola média picadinha
- 1 tomate picado.
- Salsa picada a gosto.
- Orégano
- 1 colher de café de páprica picante.
- 1 pitada de açúcar e outra de sal.
- 3 dentes de alho picadinhos.
- 2 colheres de sopa de óleo.
- 250 ml de água.
- 1 gema de ovo para pincelar.
Modo de Fazer:
- Com o auxilio de um garfo amasse a manteiga junto com a água e as gemas, adicione a farinha aos poucos, continue amassando sem parar com o garfo.
- A massa de empada não deve ser sovada, igual uma massa de pão, aqui vamos usar as pontas dos dedos e misturar todos os ingredientes da massa cuidadosamente até ficar lisinha. Dependendo da temperatura ambiente você poderá notar a massa ficando muito mole, mas não coloque mais farinha, leve-a a geladeira assim que misturar bem, e deixa lá enquanto você prepara o recheio.
- Em uma panela refogue no óleo o alho e a cebola, quando a cebola amarelar adicione os tomates, o palmito e o alho poró. Tempere com os outros ingredientes ao seu gosto. Coloque a água e deixe cozinhando em fogo baixo, até secar e estar bem molinho. Tem gente por ai que diz para colocar amido de milho (Maizena) para o recheio ficar firme, eu particularmente não gosto e acho desnecessário.
- Agora enquanto esfria o nosso recheio delicioso, vamos pegar a massa e moldar nas forminhas. Essa receita rende umas 22 empadinhas pequenas. umas 12 grandes. Uma dica é você usar aqueles papéis de filme plástico, colocar um pouco da massa, cobrir e passar o rolo para tentar abrir mais fácil, mas como essa massa é bem podre, quando você for pegar para colocar nas forminhas ela pode quebrar, então eu evito o estresse e já vou com ela direto nas forminhas e moldo uma a uma na mão mesmo, você pode usar esse recurso para cobrir as empadas depois de colocar o recheio. Depois de prontas pincele gema de ovo e salpique um pouco de orégano para ficar com um visu mais legal! :D
- Leve ao forno 240ºC por aproximadamente 30 minutos. Mas fique de olho, se estiverem bem coradas pode tirar. Deixe que esfriem um pouco para desenformar.
E bom apetite!!
Dicas:
- Faça recheios diferentes, como alho poró com tomate seco, frango com requeijão, frango palmito, camarão ou bacalhau, etc.
Marcadores:
Acompanhamentos,
Lanches,
Massas
sexta-feira, 17 de julho de 2015
Bolo de Cenoura
Olá pessoal! Hoje trago a receita de bolo de cenoura, um clássico quando o assunto é café da tarde!
Primeiramente peço desculpas pela foto, prometo que vou trocar por uma com o prato menos bagunçado, mas é que muitos estão precisando da receita e não tem sentido postar sem uma foto, mesmo que seja assim não é mesmo?
Vamos lá, prepare os ingredientes e a lista dos convidados para o cafezinho da tarde!
Ingredientes:
- 3 xícaras de chá e meia de farinha de trigo.
- 1 xícara de chá de óleo de soja.
- 3 xícaras de chá de cenouras descascadas e picadas.
- 2 xícaras de chá de açúcar.
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento em pó (Pó Royal).
- Manteiga e farinha para untar a forma.
- 1 tablete de chocolate ao leite e 1 caixinha de creme de leite para a cobertura.
Modo de Fazer:
- No liquidificador bata o óleo, os ovos, o açúcar e vá colocando as cenouras aos poucos.
- Depois leve para a batedeira e coloque aos poucos a farinha. Bata por 3 minutos no mínimo, lembrando que esse processo é importante, estamos incorporando o ar na massa, fundamental para dar maciez, além claro de misturar bem todos os ingredientes.
- Em seguida com o auxilio de uma colher coloque o fermento e mexa cuidadosamente e não muito rápido até incorporar todo o fermento a massa.
- Passe a massa para uma forma grande de furo no meio ou média retangular previamente untada com manteiga e farinha.
- O forno deve estar pré-aquecido a 180ºC, leve o bolo ao forno nesta mesma temperatura e asse por 1 hora e 10 minutos. Lembrando que não pode abrir o forno antes de pelo menos 30 minutos, pois seu bolo poderá solar. Na verdade eu deixo sempre esse tempo exato meus bolos, nunca abro o forno, não se preocupe que ele não irá queimar nesse tempo que colocamos.
- Retire o bolo do forno e deixa esfriar por pelo menos 45 minutos antes de tirar da forma, se for o caso. Normalmente nas retangulares costuma-se deixar na assadeira mesmo e já colocar a cobertura.
- Para a cobertura, pique e derreta o chocolate no microondas por 50 segundos na potência alta. Imediatamente adicione o creme de leite e mexa bem, até ficar homogêneo a sua mistura, esta pronto nosso Ganache.
- Faça vários furinhos no seu bolo e espalhe a cobertura.
Bom apetite! :D
terça-feira, 7 de julho de 2015
Escondidinho de Brócolis e Calabresa
Um dos pratos que você pode reinventar a cada vez, o escondidinho é sem dúvidas uma delícia.
Na receita de hoje fiz ele com cobertura de batata mesmo e o recheio um pouco diferente, leva brócolis, calabresa e milho.
Resultado: deliciosamente surpreendente.
Vamos a receita!
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 10 batatas médias cozidas e amassadas.
- 1 calabresa grande picada em cubos.
- 1 cebola grande picada.
- 1 tomate grande picados ou 2 pequenos.
- 1 maço de brócolis.
- 1 lata ou caixinha de milho.
- Alho picado.
- Leite.
- Manteiga
- Queijo Parmesão
- Queijo muçarela.
- Sal.
- Pimenta-do-reino.
- Orégano e manjericão.
Modo de fazer:
- Bom você aqui já deve ter cozinhado e amassado bem as batatas para a massa do escondidinho, então em uma frigideira frite bem a calabresa, dependendo da marca retire o excesso de gordura que ela soltar e reserve.
- Cozinhe por 8 minutos o brócolis, retire lave-o bem em água corrente e pique em pedaços médios, se picar muito ele pode ficar com uma consistência não muito legal depois de misturado aos outros ingredientes, é importante que ele não fique muito cozido aqui, pois ainda irá ao forno e terminará o seu cozimento lá.
- Em uma panela, refogue o alho, usei 5 dentes aqui bem picadinhos, depois acrescente a cebola e em seguida os tomates, refogue bem. Em seguida acrescente o brócolis, a calabresa já frita e o milho.
Tempere com orégano, manjericão e pimenta-do-reino, coloque sal a gosto. Prove antes. Reserve.
- Prepare em outra panela a massa do escondidinho, coloque duas colheres de sopa de manteiga, deixe derreter um pouco e adicione batata, e 150 ml de leite frio ou gelado. Mexa bem, e adicione o queijo parmesão, umas 2 colheres de sopa basta, mas fica a gosto também, assim como o leite, se quiser um pouco mais mole a massa, adicione mais, mas tome cuidado para o gosto do leite não sobressair aos outros ingredientes.
- Depois em uma forma, coloque o recheio e cubra com a massa de batata. Cubra agora com muçarela ralada ou fatiada, salpique parmesão e orégano. Leve ao forno a 180°C por 40 minutos ou até gratinar.
Bom apetite! :)
Marcadores:
Legumes,
Massas,
Prato Principal
Bolo Sensação Fácil
Aqui em casa amamos chocolate e tudo que o leva, como esse bolinho da foto, super fácil de fazer já que uso normalmente a massa pronta, dessas mesmo que você encontra em qualquer mercado. Já testei de praticamente todas as marcas e a que fica com menos sabor de massa industrial é da marca Dona Benta, podem comprar e fazer, te garanto que as pessoas não vão acreditar que a massa é dessas de pacotinho. Na verdade eu apenas não recomendo que esse tipo de produto seja consumido com frequência, se você é daqueles que todo final de semana faz um bolinho para acompanhar o café, os filmes, ou seja o que for, recomendo que espere a receita que irei postar de bolo de chocolate mas com a massa de uma das receitas de minha bisavó, aquele sim pode comer e se esbaldar pois não leva sódio em excesso como os industriais.
Detalhes nutricionais a parte, vamos a receita:
Ingredientes:
Para a Massa:
- 1 pacotinho de massa para bolo da marca de sua preferência.
- Cada marca pede os ingredientes específicos, mas quase todas levam leite, manteiga e ovos.
Para o recheio:
- 1 lata de leite condensado.
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina.
- 10 morangos picados.
Para a cobertura:
- 1 barra e meia de chocolate meio-amargo.
- 1 caixinha de creme de leite, não costumo usar o creme de leite em lata neste tipo de receita, mas se for o caso é necessário pelo menos que retire-se o soro.
Modo de Fazer:
- Faça a massa conforme a instruções da embalagem e bata com ajuda de uma batedeira por 5 minutos. Se você já leu as minhas postagens sobre massas, lá eu disse que a incorporação do ar é muito importante para o resultado final, aqui não é diferente, bater além de misturar bem todos os ingredientes irá incorporar ar o que deixa a massa bem mais fofinha.
- Unte uma forma, eu usei a redonda de furo no meio, com manteiga.
- Com o forno pré-aquecido a 180°C asse o bolo por 1 hora exatamente. Não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos pois o seu bolo pode solar.
- Bolo pronto espere uns 40 minutos e desenforme, não tente fazer isso com ele quente pois a chance de quebrar é bem maior.
- Faça o recheio: em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre, como se estivesse fazendo um brigadeiro. Adicione os morangos picados e continue mexendo. Antes de ficar com ponto de brigadeiro de enrolar, ou seja, quando a massa começa a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo. Espere uns 10 minutinhos, enquanto isso corte o bolo pela metade para você conseguir rechear. Coloque e espalhe o recheio muito bem.
- Para a cobertura, basta apenas picar o chocolate, derreter por 1:40 no microondas na potência alta. Retire e veja se o chocolate esta bem derretido, acrescente o creme de leite imediatamente e mexa bem, sem parar, até que o creme de leite e o chocolate estejam vem incorporados, alguns chamam essa mistura de Ganache. Cubra o seu bolo com ele, enfeite com morangos ou da forma que desejar.
- Leve a geladeira por pelo menos 1 horinha, antes de servir.
Dica:
-Podemos espalhar, com auxilio de uma colher, leite por cima da massa para que ela fique um pouco mais molhadinha, pois como o bolo irá ficar na geladeira ela pode ficar bem ressecada.
Espero que tenham gostado e bom apetite! :D