terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Leitoa a Pururuca


Trago hoje sem maiores rodeios e sem lendas, como preparar a famosa leitoa à pururuca. Procurando na internet você encontrará tanto dicas ótimas quanto muita baboseira.

Assim como temperar, cada um faz do seu jeito, mas eu afirmo sem nenhuma dúvida que este colocado aqui vai te render ótimos elogios. Usei a quantidade para aproximadamente 4 kg de carne.

Sem mais delongas, vamos lá:

Ingredientes:


- 2 quartos de leitoa da parte de sua preferência, 4 kg aproximadamente.
- Suco de 10 limões.
- 200 ml de vinagre de vinho tinto.
- 3 colheres de sopa de sal.
- 1 colher de sopa de páprica picante.
- 2 colheres de sopa de orégano.
- 2 cabeças de alho amassados e picados.
- 300 ml de água.
- Sacos para embalar carnes.
- Cachaça para pururucar.

Modo de Fazer:

- Supondo que comece a assar a leitoa as 7:00 da manhã para o almoço, na noite anterior coloque-a dentro dos sacos plásticos ou em uma vasilha onde ela possa ficar submersa ao menos na sua metade e devidamente tampada.

- Se for usar os saquinhos, ajeite-a com muito cuidado para que alguma parte com osso não fure o saco e vaze o nosso tempero. Misture todos os ingredientes do tempero, e coloque dentro do saco já com a leitoa. Feche e ajeite cuidadosamente em uma vasilha e deixe na geladeira até o outro dia pela manhã. Primeira lenda, não precisa ficar 2, 3 dias...esse tempo é mais que suficiente para incorporar o tempero na carne. Se furar, nunca fure o couro da leitoa, apenas a carne e poucos furos para que ela não perca muito sulco quando levada a alta temperatura do forno.


- No dia seguinte, comece a assar bem cedo, por exemplo coloque as 7:00 da manhã em assadeira coberta com papel alumínio e no forno em temperatura a 240°C. Coloque metade do caldo e reserve o restante.

- Deixe assar por pelo menos 2 horas sem medo. Depois disso, dê uma olhada, caso esteja secando coloque mais um pouco do caldo. Mais 2 horas de forno ainda coberta com o papel alumínio.

- Depois retire o papel, aumente o seu forno para a temperatura máxima possível e asse por mais 40 minutos. Retire rapidamente do forno e dê um banho de cachaça no couro da leitoa e volte ao foro por mais 40 minutos. Segunda lenda: passar gelo para dar choque térmico na bichinha, depois jogar óleo quente por cima, vai por mim, não precisa ok!! 

Bom espero que tenham gostado e façam essa delicia e depois voltem aqui para deixarem os seus comentários. Obrigado a todos e um feliz 2016! 

1 comentários:

Lulu on the sky disse...

Fe,
Comi muito leitoa a pururuca na casa da minha avó.
Big Beijos

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails