segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cupcake Chocolate c/ recheio de Nutella

P120910_09.42

Já que os Cupcakes estão digamos “na moda” resolvi ir atrás de uma receita, para testar e compartilhar aqui com vocês. Bem acho que já disse em algum outro post que doces não são muito minha praia, gosto de comer, mas fazer acho que não tenho muita paciência de ficar medindo, 100g disso, 250g daquilo, colher de sopa disso, enfim, dependendo da receita a lista é grande e mais grande ainda tem que ser a paciência. Mas é justamente por ser tudo exato que fazer doces também é fácil e talvez isso que me desanime. No entanto estou começando a me arriscar em alguns docinhos como vocês já viram aqui, estou estudando e experimentando criar algumas receitas de doces totalmente “diets” e em breve começarei a postar aqui para vocês.

Voltando ao assunto, nossa receita de hoje é de origem européia e não americana como muitos dizem por ai, na Europa ela tinha o nome de Ferry Cake, e a receita original não tem recheio. Quando chegou aos EUA, os americanos como sempre, mudaram o seu nome, como sua receita medimos quase todos os ingredientes em xícaras, dai veio o nome nos EUA de Cupcakes (bolo de xícara). Não tem nada a ver dizer que foi porque faziam em xícaras ou coisa do tipo, mas enfim. Vamos ao que interessa, a receita!

Cupcakes são legais de fazer porque podemos brincar com as coberturas e até mesmo com os recheios, como sei que aqui no Brasil gostamos muito de recheios eu fiz de cara esse recheado com creme de Nutella. Porém esses da foto estão com uma cobertura que eu sinceramente não gostei, por isso vou postar com a receita aqui outra cobertura, de Ganashe, que é infalível e super gostosa, quando eu fizer de novo e com a cobertura de Ganashe eu atualizo as fotos.

P120910_09.42_[01] P120910_09.41_[01]

Ingredientes para massa:

- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 4 colheres (de sopa) de manteiga
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras e meia de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó (não use achocolatado)
- 1 colher de sopa de fermento em pó (Pó Royal)
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Ingredientes para recheio:

- 180g de Nutella (pote pequeno)
- Meia caixinha de creme de leite

Ingredientes para cobertura:

- 300g de chocolate amargo picadinho
- 400 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer:

A massa:

- Antes de qualquer coisa, peneire todos os ingredientes secos, farinha, açúcar, etc.
- Separe as gemas das claras dos ovos, bata as claras em neve e reserve.
- A manteiga deve estar em temperatura ambiente e bem mole, não pode derreter ela no microondas, bata o açúcar, a manteiga e as gemas, até obter um creme esbranquiçado.
- Diminua a velocidade da batedeira e intercale a farinha, o chocolate e o leite, se quiser antes misture a farinha com o chocolate, assim já coloca os dois juntos.
- Aumente a velocidade e bata até que fique uma massa homogênea.
- Desligue a batedeira, acrescente o fermento e as claras em neve delicadamente, mexa até misturar tudo muito bem.
- Em forminhas próprias para cupcakes ou muffins, aqui eu aconselho usar as de papel mas dentro das de aluminio para dar formato ao bolinho quando ele assar. Coloque um pouco mais da metade de massa em cada forminha, lembre-se que eles irão crescer, e muito. :-)
- Pré-aqueça o forno antes em 180ºC.
- Asse nessa mesma temperatura por aproximadamente 40 minutos. Não abra o forno antes disso, pois pode deixar os bolinhos “solados”. Quando retirar coloque a assadeira em cima da grelha do fogão e nunca em uma superficie lisa e plana, isso evita o acúmulo de umidade embaixo dos bolinhos.

O recheio:

- Misture bem com auxilio de uma colher o creme de leite com a Nutella e coloque na geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar.

A cobertura:

- Em uma panela aqueça o creme de leite até quase começar a ferver, mas não deixe ele ferver, normalmente quando começa a formar bolhinhas em volta é porque já esta bom.
- Em uma vasilha coloque o chocolate picado e jogue o creme de leite em cima. Deixe por 3 minutos. Comece então a mexer bem, até o chocolate derreter e misturar totalmente com o creme de leite.
- Leve ao congelador por 30 minutos. Retire e bata de novo.
- Guarde na geladeira até a hora de usar.

Depois de assados com auxilio de uma faca, tiramos o miolo de cada bolinho, recheamos com o creme de Nutella e tapamos com a massa que foi tirada. E em cima decoramos com o Ganashe e os mais variados tipos de enfeites encontrados em casas especializadas ou até mesmo supermercados. Obviamente podemos mudar o sabor da massa, do recheio e inventar várias coberturas diferentes, por isso fazer cupcakes é tão divertido.

Espero que gostem dessa receita, façam em casa e bom apetite!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pudim de Leite Condensado

P030910_12.02_[01]

Super fácil e uma delícia, esse aprendi com minha bisavó e é tradição aqui na família.
Sem enrolação vamos a receita desse docinho maravilhoso!

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata (mesma medida do leite cond.) de leite integral
- 3 ovos
- Açúcar para caramelizar a forma

Modo de Fazer:

- Aqui é tão fácil que perde até a graça, o único trabalho é peneirar as gemas, colocar tudo no liquidificador e bater 30 segundos.

- Em uma forma de pudim (aquela que tem o furo no meio, serve para bolos também) colocar a quantidade de açúcar que desejar, eu uso sempre mais ou menos 1 xícara.

- Em banho maria leve a forma com o açúcar ao fogo, quando começar a caramelizar espalhe pelas laterais, espalhe bem mesmo, mas faça isso bem rápido. Coloque a massa na forma, feche-a e cozinhe por exatamente 1 hora em banho maria. Fique atento a quantidade de água, irá precisar ir adicionando mais durante o tempo de cozimento.

- Após 1 hora de fogo, retirar e esperar esfriar. Desenforme e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Bom apetite!!!!!! :-)

Batata Rosti

(00)06062010026

Esse tipo de batata fica uma delícia para ser servida como prato principal ou até mesmo como acompanhamento, fica a critério.

Fazê-la não é nada difícil, entretanto deve-se tomar os seguintes cuidados:

- Não podemos usar a batatinha comum, devemos usar as batatas próprias para fritar, como por exemplo, a Asterix, usada por mim na receita.
- Eu uso azeite em vez de óleo, acho que o sabor fica bem diferente.
- Usar para dar liga entre a batata e o recheio algo como mussarela ou requeijão.
- O ideal é variar sempre os recheios, podemos usar desde carne seca até o camarão. Vale a criatividade.

Bom outras dicas vou falando no modo de fazer, então vamos lá!

Ingredientes:

- 700g de batata asterix
- 200g de carne seca desfiada (retire bem o sal)
- Meio copo de requeijão cremoso
- 200g de mussarela ralada
- 100g de bacon picadinho em cubinhos
- 1 Cebola e 1 tomate picados
- Sal e pimenta
- Salsinha
- Azeite

Modo de Fazer:

- O correto é pré-cozinhar as batatas com casca e tudo, em água fervente durante 10 minutos, retirar e levar a geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte retirar as cascas para ralar.
- Com auxílio de um ralador, rale as batatas grosseiramente, tempere com sal e pimenta do reino, uso assim, fica uma delicia ou apenas sal, se alguém não gostar ou não puder comer pimenta.
- Em uma frigideira (anti-aderente, de preferência) coloque uma camada de batata, forrando o fundo e um pouco das laterais.
- Coloque um pouco de queijo mussarela e o requeijão em seguida, é sempre importante deixar os queijos em contato com a batata, para dar a liga, evitando que quebre tudo quando for virar a batata.
- Coloque a carne seca, o bacon, salsinha, a cebola e o tomate, requeijão e mussarela novamente e cubra muito bem com a batata, jamais aperte, tudo tem que ser colocado delicadamente e nunca deve-se apertar nada aqui, isso pode estragar essa receita completamente. Cubra muito bem e não deixe espaços para que não vaze nosso recheio, tenha atenção com as bordas.
- Feito isso em fogo médio, vamos deixar por exatos 15 minutos. Assim que colocar no fogo, vamos colocar pelas bordas, bastante azeite para que possa cozinhar nossa batata. O segredo vem agora, de 3 em 3 minutos dê uma mexida na frigideira e certifique que a batata esta solta do fundo. Quando for virar, deve-se escorrer o excesso de azeite antes, virar e colocar o azeite novamente para fritar do outro lado.
- Sempre faltando uns 2 minutos para o fim, retire o excesso de azeite e deixe 2 minutinhos no fogo ainda. Isso irá deixar a batata crocante, sequinha por fora e suculenta por dentro.

Dicas:

- Use um prato untado com azeite para auxiliar na virada da batata, o azeite no prato facilita e muito ela deslizar de volta para a frigideira, se você for experiente, claro pode virar como se fosse uma massa de panqueca, também funciona.
- 150ml de azeite é quantidade usada para cada lado da batata, e sempre vai sobrar, depois de escorrer guarde em um recipiente adequado para usar posteriormente, mas lembre-se, em salada não, pois depois de aquecido o azeite perde as propriedades benéficas e passar a ser como um óleo qualquer.
- Camarão fica bom, mas de bacalhau, mussarela e requeijão mesmo, detona qualquer crítico. Faça e comprove.
- Sempre ouse, tente um recheio como frango com banana terra por exemplo, duvida que fica bom?? Comprove.

Bom gente é isso ai, essa batatinha é uma delícia e muito bem vinda sempre aqui em casa, tenho certeza que receberão elogios, e caso não dê muito certo da primeira vez, não desanime, é dificil mesmo acertarmos de primeira as coisas, faça de novo até chegar ao ponto certo, divirta-se cozinhando e nunca se estresse, bom apetite!!!!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Kibe

P210810_11.38

Esses dias foram meio corridos por isso da ausência de posts, mas começando o final de semana com uma receitinha super fácil, barata e principalmente: gostosa!

Pode ser feito tanto frito quanto assado, o segredo aqui é temperar bem mas tomando cuidado para não exagerar no sal e a quantidade de água, que deve ser exatamente como manda a receita.

Ingredientes:

- 500g de carne moída (aconselho patinho)
- 500g de trigo para kibe
- 750ml de água fervendo
- 2 cebolas raladas ou bem picadas
- 1 pitada de pimenta do reino ou à gosto
- Sal
- Hortelã
- Limão

Modo de Fazer:

- Junte o trigo com a água e deixe descansando por 45 minutos, em uma vasilha coberta com pano de prato úmido.

- Misture o restante dos ingredientes muito bem. Enrole no formato de kibe e frite-os. Se for fazer eles assados que é bem mais saudável, podemos rechear com catupiry, fica uma delícia, no entando encarece um pouco mais a sua receita.

No próximo post, atendendo a pedidos, estarei colocando uma receita de um doce super famoso para nós e tenho certeza que já experimentaram alguma vez em algum lugar, aqui em casa é tradição, quase todo final de semana tem um pudim de leite condensado. Haja caminhada….

Espero que tenham gostado, bom apetite!

Related Posts with Thumbnails