sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Torta de Maçã



Bom dia seguidores!! Feriadão chegou e que tal ir para a cozinha e surpreender com uma receita que cai bem tanto como uma sobremesa ou para o café da tarde com a família e amigos? Pois pensando assim, trago hoje uma receita que testei várias, criei algumas ideias minhas, adaptei aqui e ali até chegar nessa que na minha opinião foi a melhor torta de maçã que consegui, tanto sabor, textura e aromas são incríveis. Quando ela sai do forno o cheirinho doce e irresistível de maçã, laranja e canela simplesmente invade a cozinha.

Bom, então vamos a receita!

Ingredientes:

- 3 xícaras e meia de farinha de trigo.
- 1 xícara (chá) de açúcar.
- 1 ovo
- Raspas de 1 laranja ou 1 limão siciliano, não use o limão comum aqui.
- Pitada de sal.
- 5 colheres de sopa de leite.
- 200g de manteiga sem sal.
- 1 colher de chá de fermento em pó. (Pó Royal)

Para o recheio da torta:

- 6 maçãs sem casca e picadas em cubinhos.
- Suco de 2 laranjas.
- Meia Xícara (chá) de açúcar.
- 1 colher de chá de canela em pó.
- 1/3 xícara de farinha de rosca.

* Usei uma forma de aro removível de 23 cm.



Modo de Fazer:

- Vamos começar misturando os ingredientes secos, a farinha, uma pitada de sal, o açúcar e o fermento. Em seguida, vamos misturar e integrar bem a manteiga na massa, uma dica é picar a manteiga e ela não pode estar muito mole, misture com a ponta dos dedos apenas para evitar que a temperatura das suas mãos derreta muito rápido a manteiga. Misture tudo muito bem, até formar uma farofinha e adicione os ovos, raspas de laranja e o leite, misture tudo novamente até obter uma massa homogênea, lisinha. Enrole em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Isso é necessário pois a manteiga já terá atingido uma temperatura na qual começaria a derreter e ao abrir a massa teríamos problemas.

- Misture todos os ingredientes do recheio, exceto a farinha de rosca, e deixe descansando também junto a massa. Esse passo não precisa necessariamente ser feito, se quiser misturar o recheio na hora em que já for montar a torta, tudo bem.

- Divida a massa em um pouco menos da metade total e reserve para cobrir a torta. A parte maior restante vamos usar para montar, aqui você pode abrir com um rolo ou com as mãos mesmo, pressionando bem partes de massa, tente deixar tudo bem unido e não muito grosso, uma vez que a massa tem fermento, ela vai expandir um pouco quando assar.

- No fundo espalhe a farinha de rosca, usamos essa técnica porque temos um recheio bem úmido, a farinha de rosca vai absorver o excesso de líquido sem comprometer a massa em si, e não se preocupe porque ninguém sentirá gosto de farinha de rosca ok?

- Espalhe bem o recheio, abra o restante da massa reservada com o rolo e faça tiras e vá cobrindo a torta, deixe como na foto alguns buraquinhos, para que o vapor saia e de quebra aromatize toda a sua cozinha, que vai por mim, é uma delicia.

- Pincele com gema de ovo e leve para assar em forno a 180°, até que esteja douradinha.

Dicas:

* Você pode servir ela, quente mesmo, junto com sorvete de creme, fica perfeito.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada pela receita... Vai ficar top...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails