A receita de hoje eu diria que é de dificuldade média. Temos que seguir a risca os passos e não adianta querer inventar aqui, risoto é um prato estranho de se fazer, ao mesmo tempo que pode ficar uma delicia ele pode virar uma gororoba sinistra.
Usaremos o arroz arbóreo que é próprio para este prato, primeira invenção do povo é achar que pode usar o arroz branco que dá na mesma. Nãooooooo!! Isso não é fazer Yakissoba de miojo. Não dá na mesma!! E por quê? Devido ao arroz branco ser tão lavado coitado que quase não sobra amido, e é justamente ele que precisamos no risoto e é ele juntamente com o vinho e não creme de leite, requeijão, manteiga, nada disso que dá a cremosidade do risoto. Sem mais delongas vamos a receita:
Ingredientes:
- 3 xícaras de arroz arbóreo.
- 500 ml de vinho branco seco (se não for seco não vai ficar bom).
- 1 maço de brócolis picado ( procure não usar o brócolis japonês ).
- 1 cebola grande picada.
- 1 cebola (tanto faz o tamanho) cortada em pedaços grandes.
- 3 dentes de alho bem picados.
- 2 dentes de alho inteiros.
- 10 tomates cereja cortados ao meio.
- 4 colheres de sopa de manteiga (não é margarina, é manteiga heim e pode ser com sal ou sem, tanto faz).
- 2 tabletes de caldo de legumes.
- Azeite.
- Salsinha.
- Queijo parmesão ralado.
- Sal a gosto.
Modo de Fazer:
- Antes de mais nada precisamos da base do cozimento do nosso arroz, o famoso caldo. Pegamos as folhas e alguns talinhos do maço de brócolis, 1 litro e meio de água, a cebola picada em pedaços grandes, os 2 dentes de alho inteiros, os tabletes de caldo de legumes e levamos ao fogo. Mexa até dissolver o caldo de legumes e deixe ferver. Precisamos de um caldo verde, se não ficar coloque mais folhas de brócolis.
- Caso a água reduza muito adicione mais, precisamos de 30 minutos fervendo e no final de pelo menos 1 litro e meio de caldo. Passado esse tempo coe o caldo e reserve, mas mantenha-o sempre bem quente não deixe esfriar.
- Em uma panela grande coloque 3 colheres de sopa de azeite e frite o alho, em seguida a cebola até ficar amarelinha. Adicione o arroz e mexa rapidamente, não precisa fritar, logo em seguida adicione metade do vinho. Começou a secar adicione o restante do vinho e aqui coloque os tomates.
- Assim que começar a secar novamente é sinal que nosso álcool já evaporou, ele serviu aqui para ativar a transformação do amido e dar a cremosidade final que nosso risoto terá. Adicione com o auxilio de uma concha uma quantidade generosa do nosso caldo, até cobrir com um dedo mais ou menos o nosso arroz. Adicione o brócolis, 2 colheres de manteiga e um punhadinho de salsinha. Mexa bem.
- Mexer é outro segredo do risoto, jamais pare de mexer e quanto mais mexer mais cremoso ele ficará. Mas mexa devagar sem desespero ok?
- Se for secando adicione mais caldo, vamos fazer isso até o arroz cozinhar completamente. Ajuste o sal se necessário. Quando ele já estiver quase bom, adicione mais 2 colheres de manteiga e mexa bem. Desligue o fogo adicione um pouco de queijo parmesão ralado e mexa. Sirva imediatamente. Acompanha carnes vermelhas ou até mesmo peixes. Bom apetite!!
** Dicas **
- Fiz uma carne com molho madeira para acompanhar e ficou delicioso.