sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Escondidinho de Carne Seca

escondidinho Venho hoje apresentar um dos pratos mais típicos da culinária brasileira, prato este que sofre certas variações de uma região para outra do país. Nesta receita aprenderemos como dar um ponto correto ao purê de mandioca, usado para montar nosso escondidinho. Mãos à obra, veja a lista do que você irá precisar:

Ingredientes:

- 1kg de mandioca.
- 500g de carne seca.
- 1 lata de creme de leite (com soro).
- 5 colheres de sopa de manteiga.
- 3 colheres de sopa de requeijão cremoso.
- Leite (aqui sem medida, porque vamos usar até dar o ponto).
- Sal (muito pouco, lembre-se que a carne seca já tem o sal próprio).
- Queijo mussarela e queijo parmesão, à gosto.
- 1 tomate, 1 cebola e 2 dentes de alho.
- Pimenta vermelha, à gosto.
- Cheiro verde e salsinha para decorar.

Modo de Fazer:

- Cozinhe a mandioca, em panela de pressão, até que fique bem macia e possa amassar com um garfo. Enquanto cozinha a mandioca, tire o sal da carne seca, não irei descrever o processo aqui, mas prometo ensinar como se faz nas próximas postagens.

- Desfie a carne seca (use dois garfos para isso, mas não passe no processador ok? Dá trabalho mesmo.)
- Em uma panela refogue 1 colher de óleo, a cebola, o alho e o tomate. Quando soltarem a água adicione a carne desfiada e mexa bem. Tempere com pimenta e o cheiro verde à gosto. Deixe refogando por 5 minutos e desligue o fogo.

- Feito isso, vamos amassar bem com auxilio de um garfo, toda a mandioca. Essa parte é cansativa mesmo, mas deve-se amassar bem a mandioca para que ela fique com uma consistência bem lisinha depois.

- Após a mandioca toda amassada, em uma panela coloque 2 colheres de manteiga, assim que começar a derreter, adicione toda a mandioca e mexa vigorosamente, usando um fogo médio.

- Vá colocando o restante da manteiga, até que esteja toda misturada a massa de mandioca. Coloque em seguida o requeijão cremoso, o creme de leite e mexa novamente, muito bem, até tudo misturar. Desse ponto em diante você irá colocar o leite aos poucos até que o seu purê fique mole, mas cuidado, ele não pode virar um mingau ok? Deve ter consistência!

- Em um refratário médio de vidro se possível, coloque uma camada de 1 dedo mais ou menos, do purê de mandioca, em seguida a carne seca, cubra com queijo mussarela (usamos ele aqui para dar uma liga entre a carne e a camada de purê que irá por cima), em seguida cubra com o restante do purê, deixando a carne "escondidinha"  :-)

- Cubra com mussarela ralada e queijo parmesão por cima e leve ao forno 250°C para gratinar, por aproximadamente 15-20 minutos.

- Decore com a salsa e sirva. Se você usar uma quantidade de pimenta considerável, use uma pimentinha na decoração, pois quem for comer saberá que na sua receita tem pimenta!

Bom é isso por hoje pessoal, fazer esse prato é um pouco cansativo sim, mas o resultado final é delicioso e vale mesmo a pena. Obrigado novamente a todos que estão visitando o blog. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails