domingo, 4 de outubro de 2015

Torta Lemon Curd (Limão Siciliano)




Lemon Curd é esse creme de limão siciliano coringa para as mais versáteis receitas usadas por chefes em todo o mundo. Recebe o nome justamente porque a mínima falta de atenção leva ao fracasso que aqui seria o famoso: talhar.

Ele deve ficar com o aspecto liso contradizendo o seu nome, a receita original é sim mais azeda do que doce, mas aqui no Brasil como de costume, inserimos demasiadamente o açúcar em tudo, por isso vou colocar duas receitas em uma, a primeira seguindo a risca o Lemon Curd original e uma segunda digamos com um toquinho brasileiro de ser.

Não importa qual faça tenho certeza que pensará em mil e uma utilidades para esse creme, desde recheios de bolos, tortas e até como cobertura de Cupcake. Se quer algo que será útil para sua cozinha, aprenda esse delicioso creme de limão siciliano. Aqui apresento ele acompanhado dessa massinha leve e adocicada resultando em uma deliciosa torta, decorada com amoras, mas você pode usar morangos, framboesas ou o que a sua imaginação sugerir. Use e abuse.


Para a Massa:

- 200 g de farinha de trigo
- 50 g de açúcar
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 ovo

Modo de Fazer:

- Eu usei a batedeira para agilizar porém pode ser feita a mão mesmo, é bem parecida com a massa de empadas que já postei aqui no blog. Em uma tigela coloque a manteiga e o açúcar e comece a misturar bem esses ingredientes. Em seguida adicione a farinha de trigo. Misture tudo muito bem.

- Por último adicione o ovo, misture novamente até a massa ficar bem lisinha. Faça uma bola com a massa, enrole em papel filme e coloque na geladeira por 30 minutos.

- Depois com um pouco de farinha para auxiliar, abra a massa com o rolo até que consiga cobrir uma assadeira média de fundo removível. Usando o rolo, enrole a massa nele para facilitar a transferência até a sua assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutinhos. Retire e reserve.

Recheio 1 - Lemon Curd Original

Ingredientes:

- 4 ovos inteiros
- 4 gemas
- raspas de 2 limões sicilianos
- 250 ml de suco de limão siciliano (esprema na hora)
- 100 g de açúcar- 170 g de manteiga sem sal


Modo de Fazer:

- Em uma panela coloque em fogo baixo com o suco do limão coado, a manteiga picada para facilitar e o açúcar. Fogo baixo sempre e mexendo sem parar. Quando a manteiga derreter completamente e bem antes que ferva retire do fogo e reserve por 10 minutos.

- Na batedeira coloque os ovos e vá adicionando enquanto bate, aos poucos a mistura que acabou de fazer, não precisa ficar muito tempo batendo, quando tudo estiver bem misturado, volte a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar de novo. Não pare!! Ele vai engrossar muito rápido e de uma hora para outra, quando tiver a consistência de mingau, apague o fogo. Passe por uma peneira, misture as raspas do limão.

- Cubra a massa que pré-assamos e estava descansando, leve de volta ao forno na mesma temperatura de antes por mais 20 minutos, retire e enfeite com as amoras e leve a geladeira por 2 horas antes de desenformar e servir.

Recheio 2 - Creme de limão

Ingredientes:

- 4 ovos inteiros
- 4 gemas
- raspas de 1 limão siciliano.
- 200 ml de suco de limão siciliano (esprema na hora)- 50 ml de água.
- 150g de açúcar
- 170 g de manteiga sem sal

O modo de fazer segue igual ao Lemon Curd, lembrando apenas que aqui tem um pouquinho de água que deve ser colocada juntamente do suco de limão.

Espero que tenham gostado, façam e deixem aqui nos comentários o que acharam.

Obrigado por acessar meu blog, volte sempre e bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails