segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Mil-Folhas - Maracujá



Olá pessoal! Hoje trago a receita deste que é um dos meus doces preferidos, o Mil-Folhas. De origem Francesa, é um doce de massa-folhada que leva recheio de creme patisserie no meio, coberto com uma calda de açúcar e pinceladas de chocolate. O doce também é muito apreciado pelos Portugueses.

Claro que eu dei uma repaginada no meu aqui, entretanto nada impede que você faça o seu, mantendo a originalidade, na minha receita ele terá o recheio de creme de pasteleiro e creme de maracujá. 

Sem mais, vamos a nossa receita!

Ingredientes:

Para o Creme Pasteleiro:

- 500ml de leite.
- 1 colher de sopa de baunilha.
- 4 gemas de ovos.
- 75g de açúcar refinado.
- 20g de farinha.
- 25g de amido de milho.
- Açúcar de confeiteiro para decorar.

Para o Creme de Maracujá:

- Meia xícara de suco de maracujá dissolvido em meia xícara de água.
- 1 ovo + 1 gema.
- Meia xícara de açúcar.
- 3 colheres de sopa de amido de milho.
- 100g de manteiga sem sal gelada.

Modo de Fazer:

- Antes de mais nada, assar a massa-folhada, aqui você pode cortá-la ou assar a folha inteira de massa e depois com um cortador retangular fazer o corte. A folha deve cobrir uma assadeira grande, o que irá render aproximadamente 6 unidades do nosso docinho.

- Forre a assadeira com papel manteiga, disponha a massa, cubra com papel manteiga novamente e coloque outra assadeira por cima, ela terá a função de fazer peso sobre a massa e impedir que a mesma estufe demais. Não se esqueça de fazer furinhos na massa com auxilio de um garfo.

- Leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C, por 15 minutos. Depois retire a assadeira e o papel que esta cobrindo a massa e volte ao forno por mais 15 minutos. Lembre-se que o tempo pode variar de forno para forno, portanto fique de olho, a massa não pode escurecer senão ficará com um gosto amargo, como se estivesse queimada.

- Prepare o creme pasteleiro. Em uma panela aqueça o leite no fogo baixo, não deixe ele ferver, desligue o fogo um pouco antes disso, mas desde que ele esteja bem quente. Em outra vasilha misture as gemas com o açúcar com auxílio de um Fuê, se não tem, providencie um, pois sem ele fica dificil bater essa mistura. Quando ela estiver com um aspecto bem clarinho quase esbranquiçado, coloque a farinha e o amido. Misture tudo muito bem. Agora coloque um pouco do leite quente e não pare de mexer, adicione aos poucos o leite até acabar. Volte a mistura para a panela e ao fogo baixo, mexendo sempre sem parar, não queremos que forme-se aquelas bolinhas terríveis no creme, certo?

- Após o creme engrossar o que é bem rápido, cozinhe por mais 1 minuto sem parar de mexer, retire do fogo, adicione a baunilha e mexa bem,  reserve em uma vasilha. Deixe esfriar.

- Para o creme de maracujá os mesmos procedimentos. Em uma panela aqueça o suco de maracujá, quando começar a ferver desligue. Misture os ovos e o açúcar, depois adicione o amido de milho. Tempere com o suco do maracujá, sempre mexendo sem parar, aos poucos, até que tenha adicionado todo o líquido. Volte ao fogo para engrossar, sempre fogo baixo e mexendo. Engrossou, deixe mais um minuto no fogo, mexendo sem parar e reserve. Deixe esfriando.

- Quando o creme de maracujá estiver frio, leve para uma batedeira e bata em velocidade média. Pique a manteiga e adicione aos poucos, de terços em terços, até que fique tudo bem misturado. Reserve o creme.

- Com tudo pronto, o mil-folhas possui 3 camadas de massa-folhada apenas, nem mais e nem menos. Coloque uma camada da massa e cubra com o creme de maracujá, use um saco com bico de confeitar, sem ele também fica dificil essa etapa, e é tão baratinho, vale a pena. Depois cubra com outra camada de massa, coloque o creme de pasteleiro e outra camada de massa. Finalize com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Se quiser fazer uma decoração com mais creme fique a vontade. Na foto eu tentei, sem sucesso, decorar os meus risos.

- Depois leve a geladeira por pelo menos 40 minutos, ele é gostoso geladinho.

Espero que tenham gostado desta receita, sugestões de outras nos comentários.
Obrigado e até a próxima.

















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails